quarta-feira, 15 de julho de 2009

Maldição sobre jornalistas

Contam os alfarrábios que quando Deus liberou para os homens o conhecimento sobre a informação, determinou que aquele 'privilégio' iria ficar restrito a um grupo muito pequeno de pessoas. Mas neste pequeno grupo, onde todos se acham 'semideuses', já havia aquele que iria trair as determinações divinas. Aí aconteceu o pior! Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns dos mandamentos do jornalista:

1º) Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
2º) Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
3º) Estarás condenado ao eterno cansaço físico e mental.
4º) Terás gastrite, se tiveres sorte. Se fores como a maioria, terás úlcera, pressão alta, princípios de enfarte, estresse e depressão. E, perto de se aposentar, terás câncer.
5º) A pressa será tua sombra e tuas refeições principais serão o lanche da padaria da esquina, a pizza do pescoção ou uma coxinha comprada no buteco mais próximo do local onde realizarás as reportagens.
6º) Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo; se te sobrarem cabelos.
7º) Tua sanidade mental será posta em xeque antes de completares cinco anos de trabalho.
8º) Ganharás muito pouco, não terás promoção, não terás perspectiva de melhoria e não receberás elogios de seus superiores e leitores. Porém, as cobranças serão duras, cruéis e implacáveis.
9º) Trabalho será teu assunto preferido; talvez o único.
10º) A máquina de café será tua melhor colega de trabalho; a cafeína, porém, não fará mais efeito.
11º) Os butecos que ficam abertos de madrugada serão tua única diversão e somente neles poderás encontrar malucos iguais a ti.

12º) Terás pesadelos freqüentes com horários de fechamento, palavras escritas erradas, reclamações de leitores, matérias intermináveis, processos, gritos ao telefone... E, não raro, isso acontecerá durante o período de férias.
13º) Tuas olheiras e mau humor serão teus troféus de guerra.
1
4º) Por mais que sejas um profissional ético, serás visto na rua como um canalha.
15º) E, apesar de tudo isso, haverá uma legião de “focas” querendo ocupar o seu lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário